sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Sobre gente que faz humanas mas não é humana, não parece gente e deveria sumir do mapa (ou pelo menos da faculdade)

É engraçado ver como valores distorcidos se conservam.
Nas escolas - ou pelo menos nas que eu frequentei -, as notas sempre foram muito valorizadas, pois quanto maior a nota, melhor o aluno. E também eram o determinante para que se passasse de ano ou apenas não levasse xingo dos pais, para que finalmente se conseguisse concluir os "estudos", tão desejados pelos pais, professores e mercado de trabalho, e tão odiados pelos alunos.


O problema é que as notas, em grande parte dos casos, não significam nada. Dá-lhe decoreba pra passar naquela matéria desgraçada que você não entende patavinas. E depois da prova, não lembrar nem qual era o assunto. A vida escolar inteira isso acontecia, seja em pequenas ou grandes escalas.
Sendo assim, concluiu-se a escola, cumpriram-se as médias, decorou-se o que não se aprendia e aprendeu-se o que se gostava e/ou entendia. Agora, é hora de correr atrás do que se quer para o futuro.


As exatas sempre foram um problema imenso para mim, e do grande conteúdo que vi, pouco aprendi e muito decorei e esqueci. Gostaria que não tivesse sido assim, mas talvez por falta de esforço ou de capacidade cognitiva, decorava e colava apenas pra passar. Mas assim que me livrei das exatas, corri para algo que realmente me interessasse. E acredito que é assim que acontece com a maioria das pessoas, sempre em busca do que se têm realmente vontade de fazer.
E diante de um estudo para algo que se quer fazer, esqueça as colas ou os decorebas. O que é aprendido agora é fundamental para o futuro pessoal e principalmente profissional. Se não aprendi direito, eu que corra atrás do prejuízo, porquê não posso correr o risco de afetar outras vidas por causa da minha displicência.
A faculdade não é perfeita, existem matérias chatas e maus profissionais, conteúdos que deveriam ser menos explorados e conteúdos que deveriam ser melhor explorados, mas nem assim justifica-se colar ou decorar um conteúdo apenas pra passar. Não foi capaz ou não pode aprender? Arque com as consequências e estude melhor depois. Acredite, prosseguir sem capacidade só te torna mais burro.


Mas o que mais me enche de indignação é ver que a maioria das pessoas não têm essa concepção e realmente acha que o importante é só passar.
Tudo bem se você não gosta da matéria, tudo bem se você não tem tempo para estudar, tudo bem se você acha os professores péssimos, tudo bem se sentir assim, de verdade, eu sei que o sistema é mesmo um lixo, que ninguém dá o real valor à nada e que as coisas não deveriam ser assim... Mas isso não justifica se infiltrar no sistema. Então não transfira a sua culpa. Nem a sua falta de responsabilidade.


Pois o único responsável pelo seu futuro, seu empenho e por não tentar algo melhor, é você.
E num futuro bem próximo, o único responsável por ter arruinado a vida de alguém infelizmente também será você.

2 comentários:

  1. Sou formado em Letras. Eu costumo dizer que deixaria meus futuros filhos e filhos dos meus amigos terem aulas com poucos daqueles que se formaram comigo. Na verdade, com menos da metade.

    ResponderExcluir
  2. O que vi foi um bando de gente tendo formação meia-boca. Não só por culpa do sistema, mas pela seu interesse no conteúdo mesmo.

    Um aluno bom supera a defasagem do sistema e busca o que falta. Um sistema bom não supera a defasagem em relação ao aluno.

    ResponderExcluir